HISTÓRIA


Pr. Ricardo

Em 1997, após dois anos fora do país, retornei para morar na cidade de Campinas e atuar como professor no Seminário Presbiteriano do Sul. Foi ali que conheci a professora Ana Maria Coelho Rocha quem, em Maio daquele mesmo ano, me convidou para iniciar um grupo de estudo bíblico em sua casa na região do Gramado.

Ao longo dos três anos seguintes, vi muita coisa acontecer na vida das pessoas que por ali passavam. Enquanto procurava ensinar a Bíblia com integridade e relevância àquelas pessoas, vidas se aproximavam de Deus e se rendiam ao Seu amor. Outros, depois de distantes e feridos, retornavam aos braços do Pai e envolvidos por Sua graça. Assim, o grupo crescia de forma espontânea.

Numa tarde de Agosto de 2000, fui surpreendido com a visita do Pr. Ivan (então pastor da Igreja Presbiteriana Ebenézer). Ele veio ao meu escritório para me desafiar a pensar na possibilidade de, junto com um casal de sua igreja (Sylvia e Ralph Heinrich) iniciar uma nova Igreja cristã na cidade.

Na semana seguinte fui visitar àquele casal e, imediatamente, comecei a sonhar. Um grande encontro estava sendo promovido por Deus. De um lado, o que Ele vinha fazendo naquele grupo de estudo bíblico na região do Gramado. Do outro, o que Ele estava colocando no coração do casal Sylvia e Ralph Heinrich, bem como a disposição de sua igreja local.

Tinhamos o sonho, mas não os recursos. Mas muito antes que eu pudesse imaginar, Deus levantou parceiros para que este sonho se tornasse realidade. A Fundação Grão de Mostarda e a Redeemer Presbyterian Church se prontificaram a nos apoiar parcialmente ao longo de três anos para que este projeto fosse consolidado.

Assim, no segundo domingo de Janeiro de 2001, realizamos o nosso primeiro encontro com aproximadamente 15 pessoas na residência do Ralph e Sylvia. Em Fevereiro nos deslocamos para um salão do consultório médico do Dr. Afonso Celso, pois nosso grupo já tinha crescido para 25 pessoas. No primeiro domingo de Março nos mudamos mais uma vez. Com aproximadamente 40 pessoas, realizamos nossa primeira reunião no Buffet Metropolitan, momento que se tornaria o marco de nascimento de nossa Igreja.

Três anos mais tarde, com aproximadamente 300 pessoas em suas reuniões aos domingos, diversos grupos de estudos pela cidade e várias frentes de atuação como o Instituto Renovo e a Igreja Presbiteriana de Vinhedo, a Chácara Primavera foi organizada como igreja tendo a clara consciência de sua vocação histórica em ser um espaço no qual a vida com Jesus seja sempre apresentada de forma criativa, acolhedora e transformadora.

Pr. Ricardo